sábado, 28 de dezembro de 2013

BREVE HISTÓRIA DA ESCOLA JOSIAS INOJOSA DE OLIVEIRA


ESCOLA DE REFERÊNCIA EM ENSINO MÉDIO JOSIAS INOJOSA DE OLIVEIRA – ARARIPINA - PE
A Escola Josias inojosa de Oliveira foi fundada em 28/12/2006 através do Decreto nº 30.098 com publicação do Diário Oficial de Pernambuco em 29/12/2006. Suas atividades tiveram início em  2007 sendo o primeiro dia de aula 06/03/2007, na época a escola não dispunha de uma sede própria e funcionou o na sede do Centro Tecnológico do Araripe (CTA do Gesso), funcionando com quatro turmas de primeiro ano do Ensino Médio.No ano seguinte (2008), como o CTA não comportaria mais as turmas, pois  a escola contaria com quatro turmas de segundo ano e quatro turmas de primeiro ano; o governo do estado alugou salas nas dependências do SESI onde a escola funcionou durante aquele ano, no ano de 2009 a escola passou a funcionar a partir de fevereiro em sua sede própria, na rua Victor José Modesto, 95, Vila Santa Isabel, mesmo antes de ser inaugurado, e a inauguração do prédio próprio  da escola ocorreu no dia 23/04 de 2009.
A Escola Josias Inojosa funciona em regime integral, em que o aluno chega à escola às 7:30 hs só saindo às 17:00 horas, tendo nove aulas por dia, é servido aos estudantes dois lanches: 9:30 hs e 15:00 horas e almoço servido entre 12:00 hs e 13:20 hs. Durante o dia não é permitido ao aluno ausentar-se da escola, a não ser com autorização expressa dos pais ou responsáveis, em caso de falta de algum professor este é substituído por um colega ou por aluno monitor que coordena atividades de reforço ou de atualização dos exercícios e trabalhos escolares.
Nos dois primeiros dias de aula do ano letivo os alunos do primeiro ano não têm contato com professores, mas são recebidos por colegas do segundo, terceiro ano e ex-alunos da escola, oportunidade em que estudam e discutem sobre os pilares da educação: aprender a ser, aprender a fazer, aprender a aprender, aprender a conviver, que é a filosofia norteadora da escola integral, discutem também sobre as normas internas da escola, sistemática de avaliação, enfim sobre toda a organização escolar.
O Protagonismo tem como premissa não deixar ninguém para trás, mas oportunizar a todos superar suas dificuldades, dificuldades essas que não são identificadas apenas por professores, mas também por alunos que se dispõem a ajudar os colegas a superá-las em aulas de reforço nos intervalos e nas tardes de sexta-feira que são destinadas a reforço, a projetos interdisciplinares, a palestras, a apresentações artísticas e culturais.
Dentro da filosofia dos quatro pilares a escola busca formar o jovem autônomo, capaz de  gerir e nortear a sua própria aprendizagem, sozinho quando for capaz e quando necessita buscar apoio em professores, equipe técnica pedagógica e colegas. A escola trabalha ainda o protagonismo juvenil com vistas a fortalecer a autonomia, o senso crítico e a capacidade de aprender a aprender e  valores tais como a solidariedade,  descobrir, valorizar a aperfeiçoar os talentos através de projetos interdisciplinares envolvendo todas as áreas do conhecimento.
A Escola conta com um quadro de insuficiente de  funcionários       da área técnico administrativa, mas consegue desenvolver a contento suas atividades graças a ação protagonista que é o apoio dos jovens estudantes em todas as atividades e eventos vivenciados pela escola.
A Unidade de Ensino tem atualmente funcionando como órgãos colegiados ou outros grupos na escola:
Conselho Escolar
Unidade Executora (UEx)
Grêmio estudantil
Banda Marcial
Coral
Apesar do pouco tempo de funcionamento e das muitas dificuldades que tem enfrentado como falta de prédio próprio, de pessoal de apoio técnico administrativo e de serviços gerais, essa instituição tem escrito uma história de sucesso, pois todos os anos, desde 2009, quando saiu a primeira turma de terceiro ano, mais de 90% dos estudantes se submetem ao ENEM muitos tem ingressado em universidades públicas e privadas nos mais diversos cursos: Engenharia, Medicina, Odontologia, Direito entre outros, através dos vestibulares tradicionais, do vestibular seriado UPE, do ENEM, do Pro-UNI, há ainda aqueles que fazem cursos superior nas nossas faculdades locais e  estão bem sucedidos no mercado de trabalho como bancos e renomadas empresas do Gesso, Odebrecht, etc.
 Gestores da Escola desde a sua fundação até a atualidade:
Professora Maria Ramos Muniz -2007
Maria Carvalho Amorim – 2008 e 2009
Carlos Cesar de Lima fevereiro a junho de  2010
Francisca Idênia Pereira Lima – 2010 até a atualidade.
Conta atualmente com um quadro de 18 professores efetivos, 01 Coordenadora Pedagógica, 01 Secretário, 01 Coordenadora de Biblioteca.
A Escola funcionou em 2013 com 06 turmas de 1ª ano, 03 de 2º ano e 3 de 3º ano. A previsão para 2014, com base na pré-matrícula já realizada é de: 05 turmas de 1º ano, 05 turmas de 2º ano e 03 turmas de 3º ano. As vagas estão esgotadas e há um grande número de candidatos na fila de espera.


2 comentários: